FACTO 24

O mês de Maio teve sempre um significado especial para os Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC). E, por conseguinte, para o Comandante Artur Lage. Primeiro, devido à realização da Feira de Agualva, o que durante muitos anos implicou a necessidade de escalar pessoal para o Posto de Socorros Cruz Roxa, face ao risco de eventuais acidentes nos divertimentos, e, depois, em virtude da organização do habitual simulacro de incêndio integrado no "Maio Popular", momento gerador de forte impacto, elevado à condição de verdadeiro elo de ligação com a população.

Refira-se que "Maio Popular" foi a expressão escolhida pela Junta de Freguesia de Agualva-Cacém, após o 25 de Abril, para designar um vasto programa de actividades, paralelo à secular feira, destinado a mostrar as potencialidades locais, nos domínios do desporto, da cultura e do recreio, consubstanciadas nas várias associações e colectividades.

Como instituição de vocação polivalente, os BVAC estiveram sempre na linha da frente das mencionadas actividades, concorrendo para o efeito o seu afirmado prestígio e, ainda, o honroso facto de Artur Lage ter sido um dos fundadores da freguesia, criada em 15 de Maio de 1953.















Ficou célebre, por exemplo, na abertura de cada edição dos festejos, o desfile do Corpo de Bombeiros, acompanhado da Fanfarra e do Corpo Auxiliar Feminino, deixando toda a formatura, nas artérias por onde passava, uma indescritível marca de garbo, disciplina e credibilidade.

Nessa ocasião, de modo especial, sobressaía o orgulho e a satisfação do nosso homenageado, que não abdicava de o seu pessoal se apresentar devidamente uniformizado. Era "AGUALVA-CACÉM" - legenda que se destacava no braço de gloriosas gerações de bombeiros - no seu melhor! Mas também quando do dia do simulacro, na parada do quartel, ponto alto da exibição pública da destreza do Corpo Activo, apoiado por novas e modernas viaturas, beneficiando da maior fase de reestruturação e expansão dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, a ponto serem considerados, pelas entidades tutelares, como um dos corpos de bombeiros mais bem apetrechados e eficientes do país. As imagens falam per si


Texto: LMB
Fotos: Arquivo de Artur Lage Cristo