FACTO 23

Foi sob o comando de Artur Lage que se deu a criação do Corpo Auxiliar Feminino dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (CAFBVAC), após um curso de socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. Decorria o ano de 1972.

A primeira apresentação pública do CAFBVAC, composto por 12 elementos, ocorreu por ocasião da comemoração do 41.º aniversário da instituição, sendo oficialmente assinalada com a entrega de um guião à respectiva formação.

A foto em presença reporta-se a outra época (21 de Março de 1976, data em que foram inauguradas três novas viaturas: um Auto Pronto-Socorro de Nevoeiro, International; um Auto-Tanque, Mercedes; e uma Auto-Maca, Hanomag). Porém, espelha bem a existência de uma vertente que chegou a atingir forte implantação, impondo-se pela mais-valia dos serviços prestados, inclusive a corpos de bombeiros congéneres, aquando da ocorrência de violentos incêndios florestais. Era da sua responsabilidade, em tais circunstâncias, garantir apoio logístico, nomeadamente a preparação e entrega de mantimentos ao pessoal combatente. De igual modo, os seus elementos cooperavam com o serviço de saúde, acompanhando o transporte de doentes e sinistrados nas auto-macas.

Em síntese, a acção do CAFBVAC correspondia ao enquadramento previsto no então Regulamento dos Corpos de Bombeiros, que previa: "Os indivíduos do sexo feminino poderão fazer parte dos quadros dos corpos de bombeiros nos serviços de enfermagem, condução de viaturas, cantinas, secretaria e outros semelhantes."

Paralelamente, e porque é justo mencionar, existiu durante alguns anos a Comissão de Senhoras Pró-Bombeiro, que agia em articulação com o Corpo Auxiliar Feminino. Sobre o facto, recordamos as palavras de reconhecimento escritas pelo Comandante Artur Lage, no relatório de actividade referente ao ano de 1974:

"Não pode o Comando também esquecer a assistência prestada pela Comissão de Senhoras Pró-Bombeiro, organização inédita e quasi desconhecida da massa associativa, que acompanhada pelo Corpo Auxiliar Feminino nos levou aos pontos mais afastados e difíceis de transpor os meios adequados para amenizar os efeitos da fome e da sede, dando-nos forças para continuarmos até final e regressarmos ao quartel sem grandes desfalecimentos."


Pesquisa/Texto: LMB