FACTO 22


Envergando, elegantemente, a sua farda de gala, o prestigiado Comandante Artur Lage faz as honras da casa ao Ministro do Interior, Alfredo Santos Júnior, aquando da presença deste em Agualva-Cacém para presidir à inauguração da 2.ª fase do quartel-sede da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

Assim aconteceu no dia 4 de Dezembro de 1966, pelas 16h30, pormenor horário avançado pelo "Jornal de Sintra", no relato do evento, assinado por J. Nicolau Santos.

"Tal construção, que constituía uma grande aspiração da população, representava também uma necessidade imperiosa, em face da insuficiência das instalações do actual quartel destes esforçados voluntários."

As palavras acima transcritas foram redigidas por Artur Lage e constam num texto noticioso de sua autoria, também publicado no "Jornal de Sintra", precisamente na edição de 6 de Dezembro de 1966. E detendo-se nas novas instalações, informa: "O edifício a inaugurar é constituído por amplo parque de viaturas e ginásio, estando as restantes dependências, como sejam, gabinetes, biblioteca, balneários, camarata, vestiário, casa-escola, etc., incluídas na 1.ª fase, já em funcionamento."

O nosso homenageado, como homem grato e reconhecido que era, e pondo sempre acima de tudo o interesse institucional, mesmo quando menos se identificava com algo ou alguém, salienta na notícia que "para a concretização de tão grande obra contribuiu decisivamente o presidente da direcção, sr. Manuel Rodrigues, que há anos vem desenvolvendo grande actividade e muito esforço, merecendo a maior admiração da população de Agualva-Cacém".

Acreditamos, sem dúvida alguma, que a data foi intensamente vivida pelo Comandante Artur Lage, pois, para além da 2.ª fase do quartel, entraram ao serviço na mesma ocasião três novas viaturas: "uma ambulância, um auto-tanque e um carro ligeiro".


Pesquisa/Texto: LMB
Foto: Arquivo de Artur Lage Cristo