FACTO 35

COMO CONHECI O SENHOR COMANDANTE ARTUR LAGE

Quando terminei o meu SMO (Serviço Militar Obrigatório) fui surpreendido com um convite para ingressar noutra "tropa", a dos Bombeiros Voluntários.

A situação, por inesperada, levou-me a pedir alguns dias para meditação, embora desde muito garoto sonhasse com o vir a ser Bombeiro.

Passei em revista o que ouvia comentar sobre o bom nível dos Comandos dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Sintra - S. Pedro, Sintra, Colares, Almoçageme, Agualva-Cacém, Queluz e Belas - e fiquei assustado se teria capacidade para ombrear com tal gente.

Recorri ao apoio da então Inspecção de Incêndios da Zona Sul e lá fui empossado e comecei, com muitas dúvidas e apreensões, a ocupar os meus tempos livres servindo, como Bombeiro, a comunidade onde tinha nascido.

Pouco tempo depois fui indigitado para chefiar uma delegação de S. Pedro às cerimónias, creio que do aniversário, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém.

Nos preparativos para a deslocação o meu Ajudante de Comando, pessoa muito experimentada e de bom senso, deu-me alguns conselhos e entre eles o referente ao Comandante de Agualva-Cacém, que não era "pêra fácil", que eu reparasse como ele tinha "afinadinho" o seu Corpo de Bombeiros e que estivesse de olho bem aberto para ver como tudo funcionava.

Lá fui, diga-se de coração apertado, mas, para meu espanto, fui recebido muito gentil e simpaticamente pelo Comandante Lage, que logo me deu alguns conselhos e se pôs à disposição para ajudar a resolver algum problema que a minha situação de "maçarico" poderia originar.

Foi um dos momentos em que a solidariedade a nível dos Bombeiros me marcou e me deu forças para continuar. E já lá vão mais de sessenta anos!

Por estas atitudes é que eu trato algumas pessoas por Senhor e assim passei a fazê-lo por SENHOR COMANDANTE LAGE, quando o encontrava ou o referia.

Albergaria-a-Velha, 12 de Abril de 2018


José António da Piedade Laranjeira
Ex-2.º Comandante dos B.V. de S. Pedro de Sintra
Ex-Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros