FACTO 31

Elevar o nome dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC), pelas melhores razões humanas, solidárias e técnico-operacionais, foi sempre a maior aspiração de Artur Lage.

Por isso mesmo, em 1951, na qualidade de Ajudante de Comando, decidiu preparar bombeiros e cadetes para representarem os BVAC no Concurso Desportivo dos Bombeiros do Distrito de Lisboa (concurso de manobras), organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

O evento, realizado a 15 de Julho, decorreu no Campo Desportivo do Estoril-Praia, perante numerosa assistência e a apreciação de um conceituado júri constituído pelo Delegado da Inspecção de Incêndios da Zona Sul no concelho de Cascais, Francisco Pedro Arraya, pelo Chefe de 1.ª, Domingos Pais, e pelo Chefe de 2.ª, Mário de Almeida, ambos do então Batalhão de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Os Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém registaram uma honrosa participação, tendo-se destacado na Prova Linhas de Água (3.º lugar), na Prova Tema (4.º lugar) e na Prova de Cadetes (3.º lugar ex-aequo).

Artur Lage, também instrutor dos BVAC e que há quatro anos formara e dirigira o primeiro Corpo de Cadetes, viu assim, mais uma vez, devidamente compensada, toda a sua dedicação e competência, tanto que as provas compreenderam a participação de corpos de bombeiros com maior projecção e antiguidade.

A 15 de Julho de 1951, o nosso homenageado e todo o pessoal sob o seu comando (na foto) deixaram bem patente que são os homens que fazem as instituições e estas valem aquilo que os primeiros lhes devotarem!


Texto: LMB

Nota: Corpos de Bombeiros participantes no Concurso Desportivo dos Bombeiros do Distrito de Lisboa: Agualva-Cacém, Albarraque, Alenquer, Algés, Amadora, Barcarena, Belas, Carcavelos, Cascais, Dafundo, Estoril, Loures, Malveira, Paço de Arcos, Parede, Queluz, S. Pedro de Sintra, Sintra, Torres Vedras e Odivelas.