FACTO 29

O Comandante Artur Lage foi também um homem de palavra fluente, defendendo e proclamando desse modo a Nobre Causa dos Bombeiros.

Frequentemente convidado para os actos festivos de associações/corpos de bombeiros congéneres, ei-lo neste registo fotográfico, de 1978, a intervir na sessão solene comemorativa do 53.º aniversário da então denominada Corporação de Bombeiros Voluntários de Belas.

Sob o seu comando, muitas foram as saídas registadas pelos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC) para a área dos Bombeiros Voluntários de Belas (BVB), a pedido destes, aquando da deflagração de violentos incêndios florestais.

De registar que tais circunstâncias incidiram de modo muito positivo no fortalecimento das relações institucionais e de amizade entre os dois corpos de bombeiros, ajudando a desfazer rivalidades de outrora.

Gratos e reconhecidos pelo apoio recebido, os BVB, ao tempo comandados por Edmundo de Oliveira e Silva, igualmente presente na foto, distinguiram, em 1976, com a sua Medalha de "Serviços Distintos", Grau Ouro, quer os BVAC, quer o próprio Comandante Lage.

Sensibilizado, escreveu, a propósito, pouco tempo depois, o nosso homenageado, no relatório de actividade do Corpo de Bombeiros:

"O ano de 1976 foi para este Corpo de Bombeiros, infelizmente, fértil em trabalho, algum do qual de grande responsabilidade, mas também o foi, felizmente, em progresso e em prestígio alcançados.
Uma estreita colaboração entre o Comando, Voluntários e Corpos Gerentes, com destaque para a Direcção, com a qual mantivemos sempre contacto efectivo, permitiu uma útil prestação de socorros, não faltando em quaisquer circunstâncias o apoio moral e financeiro para que dispuséssemos sempre de material actuante.
Conseguimos assim desempenharmo-nos cabalmente da nossa missão, não só na zona de acção que superiormente nos está atribuída, mas ainda acorrendo prontamente sempre que solicitado o nosso auxílio por corporações limítrofes. Por tal atitude e como reconhecimento pela colaboração prestada nos incêndios na sua área, em várias ocasiões, foi-nos atribuída pela Corporação dos Bombeiros Voluntários de Belas a sua Medalha de Ouro de Serviços Distintos."


Pesquisa/Texto: LMB
Foto: Arquivo de Artur Lage Cristo