FACTO 11

Por imperativo de justiça, o facto em apreço implica que nos centremos numa nota prévia, porquanto as suas imagens iconográficas correspondem a uma facilidade concedida pelos Bombeiros Voluntários de Loures (BVL), representados na pessoa do Comandante do Quadro de Honra, Carlos Monserrate, a qual muito reconhecidamente agradecemos.

Estamos, pois, na presença da versão digitalizada de um interessante documento cujo original é pertença dos arquivos dos BVL. Trata-se do convite impresso alusivo ao 28.º aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, relacionável com a vida e obra do Comandante Artur Lage.

















Clique em cima das imagens

Em 15 de Novembro de 1959, data da celebração da efeméride, Artur Lage era, há quatro anos, comandante efectivo dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC).

Durante toda a sua carreira de bombeiro, e muito especialmente enquanto principal responsável pela componente operacional, a adequação dos recursos materiais às exigências impostas pela área de intervenção dos BVAC foi um objectivo que o perseguiu em permanência, sendo atingido com o maior sucesso.

Calculamos, em face disso, a elevada importância que teve para si o dia 15 de Novembro de 1959, ao serem-lhe confiadas duas novas viaturas, inauguradas e benzidas na ocasião: um moderno pronto-socorro (Ford Pumper) e um jipe (Willys), este, aliás, há muito tempo considerado como sendo necessário. De resto, sabemos, com base em dados constantes num relatório do Comandante Artur Lage, mencionados no "Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses", da falta que o mesmo fez aquando das graves inundações que assolaram a recém-criada freguesia de Agualva-Cacém, na noite de 15 para 16 de Dezembro de 1953.

A aquisição da primeira viatura resultou da aplicação de verbas atribuídas pela Inspecção de Incêndios da Zona Sul, enquanto a segunda teve origem numa oferta do Ministério da Defesa.

Finalmente, um aspecto de pormenor é ainda merecedor de especial referência. Na contracapa do convite, em rodapé, figura o nome da Tipografia Medina, a quem coube o trabalho de impressão. Nada mais, nada menos que a entidade detentora do "Jornal de Sintra", semanário regionalista e independente com o qual Artur Lage colaborou durante vários anos, na qualidade de correspondente em Agualva-Cacém, transpondo para as suas colunas muita realidade noticiosa dos BVAC e da própria localidade.


Texto: LMB

*Imagens gentilmente cedidas pelos BV Loures